quinta-feira, 20 de setembro de 2007

Há enfermeiros a mais ou cuidados de saúde a menos?

Há uns anos atrás dizia-se que a melhoria da saúde nos Açores, passava pelo aumento do pessoal médico e de enfermagem, pelos meios de diagnóstico e de tratamento das doenças, pelo acesso de todos aos cuidados de saúde primários e diferenciados.
As Escolas de enfermagem de Ponta Delgada e de Angra do Heroismo, continuam a dar um grande contributo para a formação de profissionais de saúde, mas os novos enfermeiros no final do curso vêem-se a braços para arranjar colocação e alguns, este ano, tiveram que rumar às Canárias para exercer, temporariamente, a profissão a troco de uns míseris 1.500 euros, o que, tendo em conta o custo de vida e as tabelas salariais naquela região espanhola, é ordenado baixo.
Será que mais anos menos ano as Escolas Superiores de Enfermagem vão ter que fechar?
Ou o Governo e as entidades que prestam cuidados de saúde, terão de examinar a qualidade do serviço que prestam aos utentes?
Em meu entender de nada serve fazer-se novos hospitais e centros de saúde se os cuidados prestados não têm a qualidade exigida por falta de formação especializada dos profissionais de saúde: médicos e enfermeiros.
Se não nos sentarmos à mesa quanto antes para reflectir sobre isto, corremos o risco de a mortalidade e morbilidade aumentarem mais nos Açores e passarmos para a cauda da Europa.

domingo, 16 de setembro de 2007

Coligação para quê?

"...há mais de cinco décadas e particularmente depois da II Guerra Mundial, uma aliança internacional de índole estratégica" torna os Açores parceiros dos EUA. Esta parceria estende-se para além da mera utilização, por parte dos norte-americanos, da Base das Lajes, na ilha Terceira, ou de outras estruturas aeroportuárias ou portuárias. Esta relação torna a Região num parceiro essencial "de uma coligação democrática determinante para o nosso futuro colectivo".
Que quererá C.César significar com esta coligação? Será que tem em vista uma nova cimeira com o ultra-conservador Bush, para uma qualquer intervenção no médio oriente ou em África?
Coligação democrática pressupõe motivações políticas comuns e não me parece que entre Santana e a Casa Branca os propósitos e ideais se identifiquem.
Será que sou eu que não entendo?

quarta-feira, 12 de setembro de 2007

Recomeço aqui!

Criei um blog com o título "Azoriano" no site do semanário " Sol ". Por mais que me esforçasse, não teve a visibilidade que desejava face aos temas abordados, abordados alguns por figuras ilustres como a Dra Lélia Nunes de Florianópolis, estado de Sta Catarina, Brasil.
Por isso decidi criar este blog http://azorianos.blogspot.com
cujo espírito se mantem: liberdade de pensar, de escrever, de dialogar, de criticar e de propôr. LIBERDADE DE INTERVIR, como cidadão, numa sociedade marcada pelo individualismo, pelo salve-se-quem-puder, pelo comodismo, pelo não-te-rales...
Participar na construção de uma sociedade mais justa, é a minha preocupação, tendo como matriz o personalismo, a identidade individual e dos povos, o direito à diferença, à contestação, à irrequietude de de um mundo em construção de de uma ciência sempre-a-fazer-se.
Seja bem-vindo ao Azorianos e verá que eles estão espalhados pelo mundo do norte ao sul, do oriente ao ocidente.
Temos sangue açoriano, o mar corre-nos nas veias, fomos forjados nas lava dos vulcões. Somos dos Açores