terça-feira, 25 de março de 2008

Material radioactivo na Horta

No antigo edifício do Hospital da Horta foi encontrado material radioactivo.O prédio está selado pela empresa que procede à sua recuperação.
São lâmpadas de raio X que foram deixadas no velho hospital.Embora a radiação seja baixa, a empresa construtora preferiu não correr riscos e aguarda a vinda de técnicos para inspeccionarem o local.No edifício vai ser instalado o Departamento de Oceanografia e Pescas da Universidade dos Açores.

segunda-feira, 24 de março de 2008

Prática do Golf em pastagens açorianas


Aqui está uma forma de ultrapassar a dificuldade de construir um campo de golf, atendendo aos custos dos terrenos, da construção dos green e dos equipamentos e instalações de apoio.






"O Turismo dos Açores está a criar uma nova actividade para os adeptos do golfe. Chama-se golfe rústico açoriano e pode ser jogado em pastagens com relva baixa e sem gado. O objectivo é proporcionar uma actividade lúdica e educacional ao praticante de golfe e não praticante, e respectiva família, num contexto rural.Esta nova actividade tem a vantagem de não necessitar de campos muito preparados, que servem, em exclusivo, a finalidade desportiva. O conceito aplica-se a espaços de pasto que têm outras utilizações durante todo o ano e que acabam por ser uma espécie de campos multiusos. O encanto deste conceito açoriano reside na possibilidade de se praticar golfe em terrenos ocupados por animais domésticos, culturas agrícolas e outras zonas rurais.O golfe rústico açoriano é uma forma de promover o golfe e poderá ser um novo elemento de animação turística que vem complementar e diversificar a oferta turística dos Açores, e pretende contribuir para o desenvolvimento do turismo no arquipélago, enquanto destino apelativo para a prática da modalidade. Trata-se de uma forma diferente de praticar golfe, com graça e diversão e que em nada afecta o ambiente.As regras aplicadas ao golfe rústico açoriano são muito semelhantes às do golfe tradicional, sendo que as grandes diferenças são o local da prova – decorre numa pastagem com relva baixa e sem gado, em vez dos habituais greens em extensos campos de golfe – os buracos – nesta versão são substituídos por nove bandeiras e circunferências desenhadas na relva. No restante, pratica-se com o mesmo equipamento (um ou dois tacos), mas sem o rigor e o formalismo do golfe tradicional. Se o campo estiver enlameado joga-se com botas de cano (galochas).As ofertas de animação e lazer das unidades de turismo rural são múltiplas e cada vez mais inventivas, e o golfe rústico açoriano é um exemplo disso mesmo."

quinta-feira, 13 de março de 2008

Costa Neves- político sem ideias



Costa Neves é, definitivamente, um político sem futuro, sem discurso e sem ideias novas.
Não basta dizer que se pode fazer melhor. É preciso detectar as falhas e apresentar alternativas credíveis.
Li há dias uma entrevista no Diário dos Açores ao Dr. Costa Neves.
Duas páginas em que o ex-director regional, ex-deputado e secretário regional, ex-presidente da SATA, ex-eurodeputado, ex-secretário de estado e ex-ministro conseguiu dizer tudo menos o que a jornalista estava à espera: anunciar medidas de política concretas, caso vença as próximas regionais. Mas sobre isso, nada! Um deserto de ideias!
Uma linguagem verrinosa, de extrema esquerda, que não se entende num político que quer ser Presidente do Governo.
Costa Neves parece não ser a solução pós Vitor Cruz de que o PSD-Açores precisa.
Deste modo, C. César continuará sem lider da oposição alternativo e as próximas regionais correm o risco de atingir os valores mais altos da abstenção.
(foto do Diário de Notícias)