sexta-feira, 11 de junho de 2010

Fecharam as Portas da Cidade


Transformaram a Praça nobre de Ponta Delgada, num recinto alegadamente desportivo.
Transformaram as Portas da cidade num parque sem sentido, enredado numa teia de disparates, com um bar de má qualidade e sem condições, com painéis de publicidade, com matraquilhos.
Transformaram as portas da Cidades, o ex-libris de Ponta Delgada, num espaço para ver as transmissões do mundial, através de um ecran gigante, colocado na rua circundante.
Transformaram as portas da Cidade num recinto de mau gosto e desajeitado.
E fez-se uma inauguração com pompa e circunstância, como se tivesse sido uma ideia de génio.
Transformaram as portas da Cidade numa espécie de quintal da tia Berta.
E que dizem os arquitectos da Câmara?
A partir de agora, está aberto o precedente para instalar recintos desportivos no adro da Matriz, ou tascas, ou promover campeonatos de matraquilhos junto à Central.
Está aberto o precedente para colocar a estátua de Gonçalo Velho numa carrinha ambulante, percorrendo o concelho se Portugal vencer o primeiro jogo, e o segundo e para jogar futebol na rua dos Mercadores e António José de Almeida, até na Praça 5 de Outubro para celebrar o centenário da República.
Que dizem os arquitectos da Câmara? Concordam, certamente!
Transformaram as Portas da Cidade no que não deve ser: um espaço onde cabe tudo, inclusivé os disparates de quem acha que se o Povo quer futebol, dê-se-lhe futebol e sopas do Espírito Santo e pancadinhas nas costas e sorrisos e música e tudo tudo tudo, pois a patetice e a mediocridade ainda não pagam impostos. Se pagassem, não haveria necessidade de um PEC...
Enredaram as Portas da Cidade e ninguém diz nada!