sexta-feira, 24 de abril de 2009

Vicente J.Silva desconhece as Ilhas


Acabo de assistir ao segundo episódio de Ilhas Desconhecidas, realizado por Vicente Jorge Silva. Fiquei desiludido, até porque o trabalho foi altamente patrocinado pelo Governo Regional dos Açores.
VJS não trouxe nada de novo, antes tratou o tema de forma pouco cuidada: imagens sem qualidade, momentos mortos sem qualquer explicação, informações erradas (o aeroporto do Pico encerrado ao domingo) entrevistas demasiado longas ( a violista estrangeira) e ainda houve tempo para mostrar um cemitério de automóveis coberto de flores, como se a ilha estivesse ao abandono. Até a abordagem à baleação, por repetitiva, foi mais que banal...
Documentários destes desprestigiam não só quem os faz, mas quem os patrocina e não cativa os telespectadores, potenciais visitantes destas "Ilhas desconhecidas".
Sinceramente, o seriado de VJS não trouxe nada de novo, antes pelo contrário. Foi do pior que tenho visto.
Estou mesmo convencido que ele próprio desconhece as ilhas que Raúl Brandão nos anos 30 divulgou e bem! junto do público português, com uma obra digna do melhor que tem a nossa literatura de viagens.

2 comentários:

Rui Medeiros disse...

Completamente de acordo!

JM disse...

Depois do efeito excelente da série Ilhas dos Amores, na divulgação das nossas ilhas, nada pior que um documentário destes para deitar tudo a perder.
Antes de o Governo apoiar este tipo de trabalho, deve ver primeiro, como acontece nos apoios culturais que dá. Se tal acontecesse, certamente VJS não teria merecido o alto patrocínio do GRA.