sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Encerrar + Deslocalizar = DESPEDIR


Quando tudo indicava que as deslocalizações teriam, com a crise, conhecido alguma contenção, eis que a COFACO AÇORES, empresa exclusivamente açoriana, com fábricas na Madalena do Pico, Horta e Rabo de Peixe, São Miguel, pretende encerrar as suas instalações no Faial e deslocar as 60 funcionárias para a Ilha vizinha.
Segundo noticia a RTP-A a empresa comprometeu-se com o sindicato do sector a suportar as despesas de transporte e, em casos de mau tempo, o alojamento na Madalena.
Só uma visão desajustada e contrária aos procedimentos da própria administração que mantém o escritório central em Lisboa na Avenida Miguel Bombarda, à boa maneira colonial, pode propôr uma solução destas.
O que se pretende é o encerramento da fábrica do Pasteleiro e o despedimento das funcionárias que não estarão dispostas a atravessar o canal ,diariamente de manhã e à noite, sobretudo em dias de invernia, para trabalhar atum maioritariamente importado.
Virem estas propostas de uma empresa exclusivamente açoriana, mas com um escritório em Lisboa, é de uma insensibilidade social atroz.
Não me esqueço dos apoios que a COFACO tem recebido da governação regional. Só espero que as autoridades façam valer esse argumento para não permitir desmandos, e não atribuirem mais apoios que, normalmente, não redundam em benefícios sociais.

Sem comentários: