terça-feira, 27 de novembro de 2007

Com amigos destes...

O amigo americano considerou que o estado norte-americano não deveria esbanjar dinheiro no apoio ao ensino da língua portuguesa.
Já não é a primeira vez que Bush dá o dito por não dito, como comprova a carta que a PALCO lhe enviou a protestar pela atitude presidencial.
É caso para dizer que com amigos destes...

Leia a notícia publicada pela agência Lusa:

EUA: Declarações de Bush sobre ensino do português são "muito ofensivas" - Associação
27 de Novembro de 2007, 17:07
Lisboa, 27 Nov (Lusa) - O Conselho de Liderança Luso-Americano nos Estados Unidos (PALCUS) considera "muito ofensiva" a posição do Presidente norte-americano, George W. Bush, ao considerar o ensino do português um "projecto esbanjador".
No passado dia 13 de Novembro, o Presidente norte-americano vetou uma proposta de financiamento de programas de educação, onde se incluía o ensino do português como segunda língua, classificando-os como "projectos esbanjadores".
"O Congresso deve aos contribuintes esforços melhores", disse Bush na altura.
Numa carta enviada a George W. Bush, o PALCUS afirma que "o ataque ao ensino do português como uma segunda língua foi uma surpresa", tendo em conta que o presidente norte-americano havia defendido, em Janeiro de 2006, "a necessidade de melhorar o ensino das línguas estrangeiras".
O conselho recordou ainda que o Departamento de Estado norte-americano defendeu, em Maio passado, que os Estados Unidos ficariam bem servidos com uma força de profissionais bilingues, uma vez que há mais de 200 milhões de falantes de português nos cinco continentes.
"Além disso, Portugal sempre foi considerado um consistente amigo e aliado dos Estados Unidos. Portugal foi o primeiro país a reconhecer a independência dos Estados Unidos, foi aliado na guerra contra o Iraque e acolhe a força aérea norte-americana na base das Lajes, nos Açores", lê-se na missiva.
Sublinhando que houve uma "grosseira má interpretação" da proposta para o financiamento de programas de educação, onde se incluía o ensino do português como segunda língua, o PALCUS lembra que a língua portuguesa foi considerada pelo Secretário da Educação como "uma língua crítica para a segurança nacional dos Estados Unidos".
"Foi também identificada como uma das línguas menos promovidas e ensinadas nas escolas secundárias e nas universidades", afirma o conselho.
Para o PALCUS, o veto do Presidente norte-americano é um "insulto" para cada luso-americano que contribuiu imensamente para a formação e crescimento dos Estados Unidos".
"Os luso-americanos são trabalhadores, auto-suficientes e cidadãos bem integrados nesta grande nação. Além disso, a República de Portugal merece mais respeito do presidente dos Estados Unidos", defende.
O Conselho de Liderança Luso-Americano nos Estados Unidos (PALCUS) afirma que representa mais de um milhão de luso-americanos nos Estados Unidos.
MCL.
Lusa/fim

sexta-feira, 23 de novembro de 2007

3 dos 12 lugares mais bonitos de Portugal estão nos Açores

Uma vez mais os Açores, agora numa revista de grande expansão nacional. 90 Mil exemplares projectam e promovem algumas das nove ilhas. O Poço da lagoinha, na Ilha das Flores, faz as belezas da capa da revista Sábado, num percurso pelos 12 lugares mais bonitos de Portugal para passar férias de Outono.
As fotos são de António Sá, um fotógrafo com um grande currículo dentro e fora do país, nomeadamente na Ntional Geografic. Juntamente com Cláudia Faria, A. Sá destaca também o planalto central do Pico, segundo o qual tem a melhor vista da montanha. Aconselha depois um passeio pelo caminho dos burros num percurso de 24 km entre a Ribeira do Meio - Lajes e a Baía de Canas e recomenda o hotel Pocinho Bay. Para as refeições o Anciradiouro na Areia Larga. O terceiro local a visitar no Outono dos 12 mais bonitos de Portugal é o Algar do Carvão na Terceira, com pernoita na Quinta de Nossa Senhora das Mercês e respasto na Casa do Peixe.
Nada mau para uma região que agora começa a dar os primeiros passos na actividade turística. Nada de cidades, de grandes hotéis, de roteiros tradicionais.
Somos bonitos e bons porque somos diferentes e conservamos a natureza intacta!!!

quarta-feira, 14 de novembro de 2007

Deputados regionais aumentam suas despesas de representação

"Os deputados à Assembleia Legislativa dos Açores acordaram alterar os cálculos das suas despesas de representação, para poderem auferir um vencimento superior ao actualmente em vigor.(...)
Até agora, os deputados açorianos recebiam um acréscimo de 10, 15, 20 e 25 por cento sobre o seu vencimento base (3.574 euros mensais) para despesas de representação, consoante os cargos que desempenhassem (deputados, secretários da mesa e relatores das comissões parlamentares, vice-presidentes dos grupos parlamentares e presidentes das comissões e, ainda, vice-presidentes da Assembleia e líderes parlamentares).Com a nova redacção do artigo 92º, os abonos para despesas de representação passam a ser calculados com base no vencimento do presidente da Assembleia Legislativa dos Açores (4.815 euros mensais), o que faz aumentar o ordenado no final do mês em mais 130 a 300 euros por deputado.Uma alteração justificada por uma fonte da Comissão de revisão do Estatuto Político Administrativo dos Açores com o facto de os deputados açorianos serem os mais “mal pagos” do país, auferindo menos que os seus colegas da Assembleia Legislativa da Madeira e da Assembleia da República.Segundo a mesma fonte, os deputados açorianos são também os que menos regalias dispõem, em comparação com os parlamentares do resto do país, além de serem também os únicos que “não têm direito a subsídio de refeição”.Apesar de tudo isto, os deputados açorianos propõem, no novo Estatuto Político-Administrativo dos Açores, um regime de incompatibilidades muito mais exigente do que o que vigora na Madeira e no Continente.
Lusa / AO online" http://www.acorianooriental.sapo.pt/
Então os deputados açorianos são os mais mal pagos?
Quem lhes paga as chamadas dos telemóveis? Quem lhes fornece os PC portáteis que eles reclamam sejam da última geração, leves e velozes? O herário público e o povo que neles delega a sua acção parlamentar.
Em tempo de contenção, julgo que os ditos representantes deveriam ter tido a sensatez e a prudência para refrearem os anseios de ganharem ainda mais que a grande maioria das pessoas; as de mais parcos recursos limitam-se a receber da região uma compensação mínima que se esfuma no computo dos altos ordenados dos deputados.

segunda-feira, 5 de novembro de 2007

Açores:Segundas ilhas melhores do mundo

in: www.nacionalgeographic.com

Tiny Kallur lighthouse rests high on the island of Kalsoy, one of the Faroe Islands.
The world's most appealing destinations—islands—are the ones most prone to tourism overkill. Our 522 experts vote on which ones avoid the danger, which are succumbing to it, and which hang in the balance.
ourism is a phenomenon that can cook your food or burn your house down. In other words, we all risk destroying the very places that we love the most. Nowhere more so than on islands. Islands symbolize vacation. Escape! Their very insularity makes them more attractive than a comparable piece of real estate on the mainland. They are worlds unto themselves—their own traditions, ecosystems, cultures, landscapes. That's what attracts us. But as micro-worlds, islands are also more vulnerable to population pressure, climate change, storm damage, invasive species, and now, tourism overkill.To see how the integrity of islands around the world is holding up, Traveler and our National Geographic Center for Sustainable Destinations conducted this fourth annual Destination Scorecard survey, aided by George Washington University. A panel of 522 experts in sustainable tourism and destination stewardship donated time to review conditions in these 111 selected islands and archipelagos. The scores that follow reflect the experts' opinions. Quoted phrases from their remarks suggest the thinking behind the scores. The results show that beach-blessed islands draw sun-and-sand resort tourism development that can get out of hand quickly, although there are exceptions. Multiple cruise-ship crowds can also overwhelm an island, transforming it. No surprise, then, that cloudy, beach-poor islands score well. Yet even these cooler islands are sometimes losing traditional families to soaring real estate prices.All the islands that follow, even the lowest scoring, have great experiences to discover. To protect them, to restore them, we must value them as much as resort developers and cruise companies do. Even more.Guide to the Scores:0-25: Catastrophic: all criteria very negative, outlook grim.26-49: In serious trouble.50-65: In moderate trouble: all criteria medium-negative or a mix of negatives and positives.66-85: Minor difficulties.86-95: Authentic, unspoiled, and likely to remain so.96-100: Enhanced. Meet our Panelists About the Survey Click on a part of the world below to read a sample of our panelists' comments.AfricaCaribbean RegionEast & Southeast AsiaIndian Ocean RegionMediterraneanNorth & West EuropeNorth AmericaPacific/Australia/NZSouth America
The list, by score87 Faroe Islands, Denmark84 Azores, Portugal82 Lofoten, Norway82 Shetland Islands, Scotland82 Chiloé, Chile81 Isle of Skye, Scotland80 Kangaroo Island, South Australia80 Mackinac Island, Michigan80 Iceland79 Molokai, Hawaii78 Aran Islands, Ireland78 Texel, Netherlands77 Dominica77 Grenadines76 Tasmania76 Bora Bora, French Polynesia76 Fraser Island, Australia76 Bornholm, Denmark76 Hydra (Ídra), Greece76 Falkland Islands (U.K.)75 Corsica, France75 Cape Breton Island, Nova Scotia74 Vanuatu, Melanesia74 Santa Catalina Island, California73 Upolu and Savai'i, Samoa73 Isle of Man (U.K.)72 Palawan, Philippines72 Moorea, French Polynesia72 Block Island, Rhode Island71 Ilha Grande, Brazil71 Sardinia, Italy71 Hvar, Croatia71 Jersey and Guernsey (U.K.)70 San Juan Islands, Washington State70 St. John, U.S. Virgin Islands70 Seychelles70 Anguilla (U.K.)70 Nevis69 Palau, Micronesia69 Cook Islands69 Prince Edward Island, Canada69 Salt Spring Island, Gulf Islands, British Columbia69 Mount Desert Island, Maine69 Réunion (France)68 Bonaire68 Sicily, Italy68 St. Vincent68 Yasawa group, Fiji67 Pemba, Tanzania67 Hawaii (Big Island)66 Out Islands, Bahamas66 Bermuda, North Atlantic66 Tobago66 São Tomé and Príncipe65 Cyprus, Turkish side65 Bazaruto Archipelago, Mozambique65 Martha's Vineyard, Massachusetts64 Solomon Islands64 Jeju/Cheju, South Korea64 Ocracoke, Outer Banks, North Carolina64 Kauai, Hawaii64 St. Lucia63 Nantucket, Massachusetts62 Martinique (France)62 Corfu, Greece62 Crete, Greece62 Lombok, Indonesia62 Barbados61 Tonga, Polynesia61 Madeira Islands, Portugal61 Tortola, British Virgin Islands61 Islands of Lake Titicaca, Peru/Bolivia61 Sanibel, Florida61 Santorini, Greece61 Maldives (except Malé)59 Grenada59 Capri, Italy59 Tahiti, French Polynesia59 St. Kitts58 Viti Levu, Fiji57 Maui, Hawaii57 Bali, Indonesia57 Cape Verde Islands57 Curaçao 55 Isla Mujeres, Mexico55 Malta (all islands)55 Guadeloupe55 Mauritius54 Mykonos, Greece54 Federated States of Micronesia54 Mallorca, Spain53 St. Croix, U.S. Virgin Islands53 Zanzibar, Tanzania52 Canary Islands, Spain51 Puerto Rico51 Cyprus, Greek side50 Antigua49 Hatteras Island, Outer Banks, North Carolina48 Aruba (Netherlands)47 Grand Cayman47 Roatán, Bay Islands, Honduras47 St. Martin (Netherlands/France)47 Cozumel, Mexico46 Oahu, Hawaii46 Key West, Florida46 Phuket, Thailand45 Hilton Head, South Carolina44 Jamaica44 Providenciales, Turks and Caicos37 Ibiza, Spain37 St. Thomas, U.S. Virgin Islands