quarta-feira, 1 de julho de 2009

Ps troca as voltas a Manuela F.Leite

A guerra adensa-se a propósito da PT. Depois das acusações de Henrique Granadeiro a Manuela Ferreira Leite, o PS decidiu distribuir, esta quarta-feira, documentos que provam que a líder do PSD teve responsabilidades políticas na venda da rede fixa.

O porta-voz do Partido Socialista afirmou, mesmo, que Ferreira Leite sofreu um «forte abalo na sua política de verdade» ao recusar-se a assumir a responsabilidade pela venda da rede fixa à Portugal Telecom (PT). A posição de João Tiago Silveira foi transmitida em conferência de imprensa, depois da líder social-democrata ter contrariado na terça-feira afirmações do presidente do Conselho de Administração da PT, Henrique Granadeiro.

Recorde-se que, ao contrário do que afirmara Henrique Granadeiro ao jornal «i», Ferreira Leite que a venda da rede fixa foi decidida pelo Governo socialista de António Guterres e não pelo seu, de coligação PSD/CDS-PP, liderado por Durão Barroso.

Para contestar esta posição, o porta-voz do PS fez distribuir pelos jornalistas fotocópias da resolução do Conselho de Ministros em que o executivo de Durão Barroso aprovou a venda da rede fixa à PT, assim como fotocópias do Diário da Assembleia da República em que a então ministra de Estado e das Finanças assumiu que iria negociar essa operação com a PT.

«A drª Manuela Ferreira Leite afirmou terça-feira que a decisão da venda da rede fixa à PT não era da sua responsabilidade política, mas os factos provam o contrário. A resolução do Conselho de Ministros 147/2002, de 11 de Dezembro de 2002, aprovada pelo Governo PSD/CDS-PP, do qual a drª Manuela Ferreira Leite era número dois, estipulou as condições de venda e o preço de venda da rede fixa à PT».

«No número um dessa resolução do Conselho de Ministros, refere-se o seguinte: aprovar a minuta do contrato de compra e venda da rede básica de telecomunicações e da rede de telex a celebrar entre o Estado Português e a PT Comunicações SA. Mais do que isso, essa resolução, no número três, delega na ministra de Estado e das Finanças, Maria Manuela Dias Ferreira Leite, os poderes para outorgar em nome do Governo o contrato de compra e venda da rede básica de telecomunicações e da rede de telex», declarou João Tiago Silveira

Para o porta-voz do PS, «os factos não mentem e a resolução do Conselho de Ministros 147/2002, oito meses depois do Governo PSD/CDS-PP estar em funções, onde a drª Manuela Ferreira Leite era a número dois, é que constitui a decisão política de venda da rede fixa à PT».

Sem comentários: