segunda-feira, 15 de outubro de 2007

Lira Açoriana -sucesso em Coimbra e Leiria

A Orquestra Regional LIRA AÇORINA, efectuou sexta-feira no Teatro Gil Vicente, em Coimbra e sábado no Teatro José Lúcio da Silva, em Leiria, dois concertos memoráveis.
Sob regência do Maestro António Melo, os 102 elementos da Lira, residentes em todas as ilhas, demonstraram que a qualidade não é só apanágio das Bandas e Philarmonias das capitais. Podemos ombrerar com o que de melhor se faz neste país, sobretudo por se tratar de tocadores jovens - o mais novo tem 14 anos.
De grande qualidade artística e musical foi a peça Arquipélago do compositor e intérprete Antero Ávila, que revela com perfeição o domínio técnico dos instrumentos e narra o nascimento das ilhas e a sua constante exposição aos elementos da natureza. Antero Ávila é, na verdade, um compositor de elevada qualidade e esta obra guinda-o à galeria dos melhores músicos e compositores açorianos. Merece público reconhecimento.
Helder Bettencourt, outro picoense, com o arranjo sobre quatro temas do folclore regional, demonstrou igualmente que nos Açores e na Ilha do Pico, há tocadores, maestros e bandas de grande qualidade.
Esta deslocação deve ser o prenúncio de outras deslocações ao continente. Ganham as "nove ilhas e uma só música" e ganham os Açores promovendo o que de melhor têm.

Sem comentários: