quarta-feira, 3 de junho de 2009

Estará lá alguém dos Açores?

Será que estará lá alguém responsável pelo estudo e implementação do turismo religioso nos Açores? Se não, por que esperamos para acertar o passo com outros destinos religiosos com santuários?
De 4-6 Junho: Congresso sobre Turismo religioso em Fátima

O II Congresso Ibero-Americano de Destinos Religiosos / V Congresso Internacional de Cidades-Santuário, decorrerá no Santuário de Fátima, nos dias 4, 5 e 6 de Junho.

É uma iniciativa da Câmara Municipal de Ourém, a que se associam o Santuário de Fátima, a
Entidade Regional de Turismo – Pólo de Desenvolvimento Turístico Leiria/Fátima, a ACISO – Associação Empresarial Ourém-Fátima e o Centro de Investigação Identidades e Diversidades do Instituto Politécnico de Leiria.
Do programa constam:

Uma intervenção de Paul Claval, Professor Emérito da Universidade de Paris IV (Sorbonne), intitulada “Deslocação e destino: dinâmicas comparadas da peregrinação e do turismo”. Segue-se uma intervenção de Myra Shackley, Professora da Nottingham Trent University (Reino Unido), com “Gerindo os visitantes dos destinos de peregrinação do Séc.XXI: acessos, equipamentos e infra-estruturas”.

Após estas duas intervenções haverá uma pausa para café, seguida de uma intervenção de Xosé Manuel Santos Solla, Titular de Geografia Humana na Universidade de Santiago de Compostela (Espanha), que abordará “A gestão dos destinos de turismo religioso: o caso de Santiago de Compostela", ao que se seguirá a pausa para almoço.

Da parte da tarde duas mesas redondas sobre “Problemas e desafios na gestão dos destinos de turismo religioso e peregrinação"e "Acolhimento de públicos diferenciados em lugares sagrados" darão continuidade aos trabalhos até ao jantar oficial.

No segundo dia de trabalhos, Dallen J. Timothy, da School of Community Resources and Development, Arizona State University, (EUA), abordará os “Mercados antigos e novas procuras: destinos de peregrinação para turistas culturais”, seguido por Noga Collins-Kreiner, professora da Universidade de Haifa (Israel) que falará sobre “Entre a peregrinação e o turismo: organização, gestão e promoção de espaços partilhados”.

Uma pausa marcará uma segunda fase de trabalhos, onde Cristina Teresa Carballo, Professora da Universidade de Luján (Argentina), abordará “A força do sagrado e as práticas de peregrinação como territórios dinâmicos - Argentina”.

Duas mesas redondas completarão o dia. Serão elas "Promoção e preservação de arte e património em destinos turístico-religiosos" e "Desenvolvimento sustentável dos lugares de acolhimento religioso".

O terceiro dia de congresso é marcado por visitas à região.

Informação detalhada sobre o Congresso, em http://congressofatima2009.cm-ourem.pt/.


Sem comentários: