sábado, 13 de junho de 2009

Tanta laranja para quê?A marcha das Sanjoaninas passou despercebida em Lisboa

A noite das marchas de Sto António de Lisboa foi aberta com a alaranjada Marcha das Sanjoaninas. (António Costa e César deverão ter ficado com risos amarelos, perante tão descarada assumpção partidária!...)
A Sic, que transmitiu o evento, não esperou, nem explicou quem tomou a dianteira da noite e, quando o fez, referiu apenas que a marcha da terra do Pauleta (como se o Pauleta fosse da Terceira ou de Angra) "já se foi".
Uma falta de profissionalismo a que já estamos habituados e que não podemos calar.
Foi uma noite alegre, quente de convívio presenciada por Carlos César que esteve na tribuna de Honra, ao lado do seu correligionário António Costa - Presidente da Câmara de Lisboa.
Foi pena que a indumentária terceirense não envergasse cores mais garridas e mais em voga.
Tanto Laranja, não resultou!
Não se diga que as Marchas de Lisboa pararam no tempo. Antes pelo contrário, se continuarem assim, para o ano, veremos um Bairro Lisboeta desfilar na Rua da Sé, pelas Sanjoaninas, ensinando como o tempo não pára e se dança na Avenida da Liberdade!...

10 comentários:

Anónimo disse...

Do laranja não será com certeza a falta de lucidez da abordagem apresenrtada, mas da falta de identidade do postador. Pois, saberá que na Ilha Terceira (vénia) a Marcha Oficial obedece à temática anual diferente da lisboeta. Todavia, culturas diferentes.

Anónimo disse...

Caro Blogger, É realmente de louvar a a forma rápida como "postou" alguma informação sobre a participação da marcha das Sanjoaninas nas festas de Santo António. Pena foi a infelicidade de o fazer de forma um pouco, digamos, depreciativa.
A marcha Oficial das Sanjoanias, realmente, quase não apareceu na televisão... o que terá apenas importância a quem de longe torceu por ela, mas não passou de todo despercebida. Foi, aliás, com grande entusiasmo e com muitas palmas que este grupo foi recebido na Avenida da Liberdade.
Quanto à indomentária alaranjada, sublinhada a "bold", pode ter a certeza que nada teve a ver com partidarismos e mesquinhices do género. Não vá por aí, caro amigo, porque quem se esforçou e trabalhou para que esta marcha saísse, também não tomou este rumo, até porque, e se calhar infelizmente, não tem razões para apoiar este ou outro partido, uma vez que não recebe qualquer apoio de uma ou outra parte, além do dado a qualquer uma outra marcha que desfila nas Sanjoaninas. Além disso, a marcha terá, com certeza, gente que aprecia muito a roupa laranja, e gente que a preferiria rosa, por exemplo, mas não terá sido de todo um critério tido em conta na escolha da cor ou do tecido! Isso posso garantir!
Lanço-lhe um desafio: Alinha em utilizar a qualidade deste blog para engrandecer Angra, a NOSSA participação em Santo António ou no que quer que seja? Altere o texto... Não dignifica o seu blog! Um grande abraço!
Flávio Bettencourt

Tibério Dinis disse...

Caro JL,
antes pelo contrário, pelo que senti e ouvi a marcha da Terceira foi muito apreciada e deram-lhe grande valor.

Os lisboetas mais antigos recordaram o tempo em que as marchas da capital eram por amor à camisola e que os dançarinhos tinham mais custos que ganhos.

É impossível comparar as marchas de Lisboa com as sanjoaninas, nas sanjoaninas, nenhum dançarinho ganha, as roupas são quanto muito comparticipadas - em Lisboa as vestes de 1500 são pagas na totalidade pela marcha. Só um grupo de músicos em Lisboa ganha 800 euros para tocar numa marcha, na Terceira cada músico quanto muito ganha 5 euros. Uma roupa de senhora de uma marcha da Terceira é entre 200 a 300 euros - as mais caras - em Lisboa a mais barata anda nos 1000 euros. O orgamento de uma marcha de Lisboa é de milhares de euros.

Enquanto terceirense, estudante em Lisboa, ouvi muitos mais elogios à garra e gosto do que quanto às marchas de Lisboa.

Haja Saúde

Anónimo disse...

O patrão da Sic e os seus submissos vaiam todos para caralho que os foda e de certeza que a força da natureza os vai foder a todos.

Anónimo disse...

Caro Blogger
É com muita pena, e entenda-se que pena é dos piores sentimentos que se deve ter, que leio esse post!Caro amigo,sabe que foi com muito agrado que recebemos o convite e desde o primeiro dia o nosso empenho foi total para que e naquele dia fizéssemos “boa figura” principalmente para aqueles que cá nos iriam ver .
Representámos os Açores, de uma forma tipicamente Terceirense e fizemo-lo da melhor forma que podemos.
Valeu-nos as palmas do público presente que nos recebeu com um alegria, atreveriamo-nos, a dizer, quase Terceirense.
Quanto à escolha da cor, pobres de nós se quissessemos desta forma fazer uma, e cito descarada assumpção partidária.Como deverá saber as roupas da marcha oficial são desenhadas sempre tendo em conta o tema das festas Sanjoaninas, sendo que este ano ,não iria fugir à regra.
“ A Festa do Sol” e cá está a marcha a trajar em tons de laranja e dourado e quanto a nós MUITO BEM!!!
Que tristeza confundirmos cultura com política!
Não é a política rosa laranja azul ou às bolinhas que nos paga a roupa.Nem um centimo recebemos a mais por ser oficial nem por termos ido de laranja!Tenho a certeza que amarelos rosa ou laranja e para os "NOSSOS" estaremos sempre lindos.
e quem gosta gosta quem não gosta...TEMOS PENA!!!

Anónimo disse...

Meu querido Blogger!!!!

Era uma vez 9 ilhas!!!! Conheces???? ou talvez não....das duas 1 ou es dakeles que os Açores se resumem em apenas 1 ilha...ou então foste afectado por uns dos pecados mortais mais conhecidos....A INVEJA...ai tal pena.....faz pelos Açores e pelos Açoreanos...vai mas é tomar banho....

Anónimo disse...

Sao atitudes como algumas que aqui li que fazem com que cada vez mais estaja-mos mais isolados dos restantes. Sinceramente está na hora de serem sinceros e dizerem que a ida da Marcha Oficial encomodou muita gente.

Anónimo disse...

"para o ano, veremos um Bairro Lisboeta desfilar na Rua da Sé, pelas Sanjoaninas"

Meu caro "Amigo" andas muito mal informado, por acaso até já cá tivemos nas Sanjoaninas a grandiosa Marcha de Alfama vencedoras das Marchas de Santo António 2005. Tens de abrir mais os teus horizontes "Amigo" informa-te primeiro e depois "fala mal". "Ê MIG BOTA SENTID"

Anónimo disse...

CRITICA A MARCHA DAS SANJOAANINAS COMPLETAMENTE PATETICA.VOCE NAO SABE DO QUE FALA POR ISSO CALE-SE.MISTURAR PS,PSD E MARCHAS É RIDICULO.

Anónimo disse...

É muita pena não estares a aceitar todos os comentários que por aqui vão passando. Realmente és hipócrita ao mais alto nível haja saúde meu amigo. Em nome dos Açorianos e Terceirenses aqui te deixo as mais rápidas melhoras para o seu fantático Blogg.